segunda-feira, 28 de junho de 2010

Gerenciamento do Tempo

O agora tecnicamente não existe, já passou, tende ao infinito. O agora é o momento. “Nada inexiste” como diz tio Pacase.

O tempo em si é absolutamente gélido e matemático, porém sua percepção é quente e se da pela forma mais instável, estranha e íntima. Horas que voam, minutos de levam horas, segundos intermináveis. Minutos são eternidades para quem está suando e amargurando uma tremenda dor de barriga, trancado em um avião, na fila do banheiro. Segundos são como foguetes quando estamos atrasados.

Em um mundo competitivo e voraz em que os indicadores e processos tomam conta do dia a dia de uma grande empresa, almejo algumas ilações a respeito do tempo. Gostava de trabalhar com o conceito de “vender tempo”. Obviamente que o tempo não pode ser estocado e vendido, mas ao utilizar ferramentas e
conceitos eficientes, poderemos otimizá-lo, “gerando” tempo de sobra.

Gosto da divagação sobre o tema. Acredito que o gerenciamento do tempo está ligado a três principais fatores: prioridade, organização e procrastinação. É necessário saber o que fazer primeiro. É importante estar organizado para planejar situações fora da rotina. Sempre que possível avaliar o quanto se procrastina, o quanto se deixa para depois e o quando se foge do planejamento.

Gerenciar o tempo nos trás um impasse. Até que ponto gerenciar o tempo é benéfico? Compreendo que empresas necessitem. Gerenciar a vida pessoal e íntima não seria um tanto cético?

3 comentários:

Luan disse...

Pensar em gerenciamento do meu tempo me deixar aceitar que posso ser comandado por mim mesmo, acredito que no trabalho funcione mas na vida pessoal, sera que é possivel? Será que posso comandar o meu tempo? quantos bjos darei na escala do minuto,quantos EU TE AMO falarei na medida dos segundos.Nao consigo pensar acho meio complexo. Olha que não sou romantico, sensivel e nem poeta, so não acredito no gereciamento de tempo na vida pessoal.rs Talvez a formula para isso seja administrar o tempo na medidas em que as coisas se tornem importantes pra ti. Gerenciamento de tempo é a qualidade em que os minutos sao importantes para o seu Eu. A tempo para tudo, em 60 s eu posso morrer, rir, chorar, gritar e escrever. Agora deixo de perder meus 2 min nesse blog.rsrs

Anônimo disse...

O presente já é passado.

Mauro Castro disse...

Acho que o lance é deixar rolar.
Há braços!!